Mas afinal, o que é larp?



Falando superficialmente, larp, substantivo que nasceu da sigla de live action role play, e atualmente vêm perdendo as letras maiúsculas por estar sendo usado muitas vezes como um nome próprio, são jogos de interpretação em tempo real que simulam universos e situações, geralmente com narrativa colaborativa. É como se você vivesse aquela sua cena favorita do cinema em carne e osso, mas decidindo todas as falas e escolhas, sendo o personagem.

É uma forma de jogar que evolui dos RPGs de mesa, e vêm se consolidando de maneira tão única que muito se discute, hoje, sobre sua essência ser mais artística que simplesmente "mais uma forma de jogar". Tanto, que se aproxima muito do teatro. É um estilo de jogo tão complexo, rico e cheio de possibilidades que é difícil até de ser catalogado.

No intuito de ajudar os jogadores a compreender melhor como os jogos funcionam, a galera do NpLarp (Núcleo de Pesquisa em Live Action Role Play), criou um guia bem fácil de ser lido, que compartilhamos abaixo, para quem tiver interesse em aprofundar seus conhecimentos.


Foi para jogar larp que o Saturnália nasceu, e já está experimentando alguns jogos de criação própria, aqui em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Se você tiver interesse em participar de nossos jogos ou quiser conhecer um pouco mais do nosso trabalho, pode entrar em contato conosco por nosso perfil de Facebook ou através dos e-mails e telefones do link contato aqui do blog. Vai ser um prazer ter você com a gente.